NAPE

Ufba

Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais

Alterar Visual

Mudar cor do site para estilo alto contraste. Mudar cor do site para estilo monocromático. Mudar cor do site para estilo normal.
A+ A-

Referências

Livros Relacionados à Inclusão

A Cegueira e o Saber

A CEGUEIRA E O SABER

Autor: Affonso Romano de Sant'Anna
Nas seis primeiras crônicas, que dão título ao livro, o autor seleciona lendas, mitos e textos literários sobre o "intrigante tópico da cegueira e do (não) saber", como o Ensaio sobre a cegueira, de Saramago, Em terra de cego, conto de H. G. Wells, A carta roubada, de Poe, A nova roupa do imperador, de Andersen, entre outros, para apresentar os vários aspectos do ver e do não-ver – a cegueira como uma praga temporária, a visão arrogante que não enxerga o óbvio, o pacto social em torno do não-ver, a sabedoria que ilumina a vida interior, o desafio de ver o mundo com novos olhos.

Cadê a Síndrome de Down que estava aqui ? O gato comeu!

Cadê a Síndrome de Down que estava aqui ? O gato comeu!

Lucio, filho de Lurdinha, nasceu com síndrome de Down. Esta anomalia genética, a trissomia do cromossomo 21, é comumente associada à deficiência mental. Neste livro, as autoras adotam uma visão diferente. Descrevem as ações de Lurdinha procurando mostrar que pessoas com síndrome de Down podem desenvolver-se de modo muito próximo ao da normalidade. O livro emociona, propõe questionamentos, indica alternativas. Traduz indignação ante o preconceito e luta contra ele, ao mesmo tempo que traz a esperança de bani-lo pela demonstração de que a deficiência mental na síndrome de Down é socialmente construída.

Criança Genial

Criança Genial

A ONG promove a interação entre crianças e adultos deficientes e não-deficientes através de atividades lúdicas, materiais (como histórias e vídeos) e palestras e eventos. Desde maio de 2004 a ONG já produziu um kit com CD e dois livros infantis em braile e datilologia - o alfabeto dos surdos -, dois DVDs (com a história de uma menina surda e sobre bailarianas em cadeiras de rodas), além de livros para colorir com personagens deficientes. Desenvolve também palestras em escolas, universidades e empresas. Há mais de um ano a Vez da Voz percorre o país com eventos, como nos shoppings Parque D. Pedro (Campinas), Penha (São Paulo) e Tivoli (Santa Bárbara d'Oeste).

A Doce Sinfonia de seu Silêncio

A Doce Sinfonia de seu Silêncio

Editora O Nome da Rosa
O que é realmente dar a volta por cima e batalhar pela vida? Este é o livro de uma mulher apaixonada, sofrida, feliz, madura: um romance real. Luciana desvenda suas intimidades, seus sonhos e fantasias, suas emoções e sensações, o despertar de sua sexualidade antes adormecida, a descoberta do amor, mostrando que, mesmo deficiente, atingiu a plenitude de ser mulher.

Atividade Física Adptada

Atividade Física Adptada

Editora:Aladim
São dezenas de milhões de brasileiros com condições especiais de saúde, locomoção ou percepção. No entanto, poucos entre esses sequer sabem que podem se beneficiar com programas específicos de exercícios. Nesse contexto, a obra Atividade Física Adaptada – qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais chega para mostrar que a prática física, quando bem orientada, pode ser muito proveitosa para esses indivíduos.
Autora: Márcia Greguol Gorgatti e Roberto Fernandes da Costa

A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: o Resgate de um Direito de Cidadania

A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: o Resgate de um Direito de Cidadania

A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: o Resgate de um Direito de Cidadania, de autoria dos auditores fiscais do Trabalho Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo, da Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo DRT/SP, é um texto técnico da melhor qualidade, permeado dos aspectos humanos que envolvem o tema abordado. Apesar de já contarmos com várias publicações relacionadas às pessoas com deficiência, elel preenche uma lacuna, explicitando aspectos importantes da camada Lei de Cotas, que obriga as empresas a reservarem parte de seus postos de trabalho para estas pessoas O livro aborda pontos que têm sido motivo de dúvidas e interpretações equivocadas, como, por exemplo, quais empresas estão enquadradas nesta obrigatoriedade, qual o número de vagas a serem preenchidas, qual o conceito legal de pessoa com deficiência e reabilitada profissionalmente, onde encontrá-las, como age a DRT/SP nos casos de irregularidade, qual o valor da multa pelo não cumprimento da cota.
Autoria: Lucíola Rodrigues Jaime e José Carlos do Carmo

A Invenção da Surdez

A Invenção da Surdez

Editora Edunisc
É um livro que busca abranger temas como a educação especial, a natureza educável do surdo, o lugar da cultura surda, a cultura surda e a inclusão no mercado de trabalhos, além de falar da língua de sinais na educação dos surdos, as práticas de letramento para os surdos desde a pré-escola e assim fazer uma análise sobre a surdez e a psicanálise. Autoras: Adriana da Silva Thoma e Maura Corcini Lopes

A nova LDB e a Educação Especial

A nova LDB e a Educação Especial

WVA Editora
Texto indispensável para entender a LDB. Discute de forma objetiva e abrangente a nova lei em relação à inclusão de estudantes com deficiência na escola regular.
Autora: Rosita Edler Carvalho

A Revolução sexual sobre rodas

A Revolução sexual sobre rodas

Editora O Nome da Rosa
O autor, com a intenção de diminuir o medo, a vergonha e o isolamento afetivo e sexual a que muitos deficientes físicos se condenam, esclarece neste livro as principais dúvidas sobre tratamentos, recursos e atitudes a serem mantidas para uma sexualidade livre e prazerosa depois da deficiência física. Tratando também da inclusão social, este livro ajuda o deficiente físico a resgatar a vida, a autonomia, o afeto e o erotismo esquecido.

A Saga de um Campeão

A Saga de um Campeão

Editora Gente
Três anos após o acidente em Vitória, um dos maiores expoentes do iatismo brasileiro, Lars Grael, conta toda sua trajetória em A Saga de um Campeão. A obra é mais do que um panorama dos caminhos do esporte brasileiro, é um retrato de um ser humano convicto e apaixonado pelo esporte e pela vida. A história do iatismo no Brasil e a saga da família Grael, a luta pela reabilitação, os exemplos de superação de deficientes físicos, a importância do esporte para a cidadania. Tudo isso foi reunido pelo atleta que é a personificação da garra e determinação de um ser humano.
Autor: Lars Grael

Caminho das Letras

Caminho das Letras

Este livro discute a complexidade da alfabetização e a urgência de se repensar a prática pedagógica na aprendizagem da escrita. A partir da perspectiva construtivista e dos estudos da psicogênese da língua escrita, as autoras pesquisaram o processo de aquisição da escrita em pessoas com dificuldades de aprendizagem e também identificaram as características desta construção nas pessoas portadoras de deficiência mental. Articulando a teoria e a prática da sala de aula, explicam, em detalhes, uma proposta pedagógica inovadora para o ensino da escrita a pessoas com necessidades educativas especiais, apontando caminhos metodológicos alternativos com o uso da informática educativa, ilustrando com numerosos exemplos.
Autoras: Izabel Neves Ferreira, Mara Monteiro da Cruz

Coleção Meu Amigo Down

Coleção Meu Amigo Down

Editora: WVA
Em casa, na rua, na escola As histórias são narradas por um menino que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas.
Autora:Cláudia Werneck

Coleção Meu Amigo Down

De corpo e alma

Editora Sinodal
Aborda o tema da sexualidade no convívio com pessoas com deficiência mental, coloca proposições bem concretas e práticas, incluindo assuntos controversos ligados à sexualidade. Suas considerações são articuladas a partir do referencial orientador da fé cristã, e o diálogo com as ciências humanas propicia consistência e abrangência ao material. De forma que ele não só encontrará especial atenção nos contextos das comunidades de fé, mas em todos os outros contextos comunitários, de convivência, educacionais e sociais.

Coleção Meu Amigo Down

Deficientes- Ainda um Desafio para o Governo e para Sociedade

Editora LTR Cultura
O tema central deste estudo, como o próprio título indica, concentra-se na habilitação, na reabilitação profissional e na reserva de mercado de trabalho que convenções internacionais, a Constituição Federal e leis ordinárias, em vigor no país, asseguram aos portadores de deficiência. Objetivo, de igual forma, chamar a atenção para soluções precipitadas ou para decisões unilaterais (muito freqüentes nos dias atuais) que só podem criar outras situações problemáticas e que, decididamente, na maioria das vezes, deixam de trazer alternativas mas adequadas à inclusão social e econômica dos deficientes e mais consentânea com sua inserção definitiva no mercado de trabalho.
Autor: Dr. Pedro de Alcântara Kalume

Coleção Meu Amigo Down

Direitos das pessoas com deficiência. Garantia de igualdade na diversidade

WVA Editora
Guia completo com perguntas e respostas, além de comentários aos crimes previstos na Lei 7.853/89. "Eugênia Fávero, representando o Ministério Público, tem sido parceira incondicional da sociedade civil no âmbito da inclusão de pessoas com deficiência. Este livro é como a autora: didático, profundo, instigante e corajoso, de tal forma que ao leitor não restarão dúvidas sobre a constitucionalidade, a viabilidade e a prática da inclusão. Com ela, temos aprendido a utilizar o ordenamento jurídico brasileiro e as convenções internacionais para sustentar ações de militância e de articulação ético-política pró-inclusão. Eugênia demonstra, como ninguém, porque a legislação brasileira é a favor da educação inclusiva".
Autora: Eugênia Augusta Fávero

Coleção Meu Amigo Down

Do Outro Lado do Sol

Editora O Nome da Rosa
Em pleno auge de sua juventude, cursando Medicina, vivendo intensamente seus sonhos, projetos e amores, Kátia Ito teve seu futuro promissor interrompido por um “acidente” tão rápido quanto inexplicável: um angioma cerebral, que danificou seriamente o lado esquerdo do cérebro. Conseguiu se formar em fonoaudiologia, Comércio Exterior e ainda trabalhar com êxito nessas áreas mesmo após ter perdido boa parte dos seus neurônios,
da capacidade cognitiva e dos seus movimentos.
Autora: Kátia Yuriko Ito .

Coleção Meu Amigo Down

D’Vagar si Não Aleija

Editora Insular
Falar da deficiência física com muito bom humor, sem preconceito, pieguice ou exortação, mostrando que não é “tão triste assim” ser um deficiente físico. Essa é a proposta do livro “D´vagar si não aleija”, do jornalista catarinense Chiko Kuneski, 39 anos. Através da linguagem direta da crônica, o jornalista faz sua estréia na literatura reportando um lado pouco conhecido da deficiência: o divertido. São relatos de episódios que mostram que a vida do portador de deficiência não é apenas de sofrimento e superação. As historias, algumas ouvidas e outras protagonizadas pelo autor, mostram o portador de deficiência física em atividades rotineiras na vida de qualquer pessoa, como estudar, trabalhar, viajar, dirigir, dançar e até fazer sexo. A diferença é que todas acabam tendo o seu lado divertido.
Autor: Chiko Kuneski

Coleção Meu Amigo Down

Educação inclusiva, aprendizagem e cotidiano escolar

Que relações estabelecidas no cotidiano escolar podem beneficiar o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com deficiência em uma perspectiva inclusiva de educação? Por quê? Que instrumentos podem ser utilizados para a observação, a intervenção e a avaliação? Como compreender a educação inclusiva em uma visão construtivista? Essas questões são analisadas neste texto, resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Lino de Macedo. A pesquisa se pauta numa educação apoiada em princípios de inclusão. Neles, justifica-se a necessidade do estabelecimento de relações de interdependência entre pessoas, objetos, espaço, tempo e atividades no cotidiano escolar para favorecer o desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos. Com o objetivo de fazer com que as produções acadêmicas "extrapolem as estantes das bibliotecas" para contribuírem na reflexão e prática cotidiana de profissionais ligados a educação é que apresentados este texto a vocês!
Autora: Deigles Giacomelli Amaro

Coleção Meu Amigo Down

Inclusão e Educação

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambicioso e complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é "para todos e para cada um". Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

Coleção Meu Amigo Down

E a vida continua... - Edição Do Autor

Conta a história de um jovem que, aos vinte e três anos de idade, sofre um sério acidente automobilístico e, em conseqüência de uma lesão grave de medula, fica paraplégico. Para ele que adorava dançar, jogar futebol, viajar, etc., etc., etc., é muito difícil enfrentar a nova realidade, mas com força de vontade e muita fé em Deus, consegue conquistar o que se propõe, e a condição de paraplégico não é empecilho para continuar amando a vida e buscando sempre a Felicidade. Autor: Ronaldo Messias Barbosa

Coleção Meu Amigo Down

Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso

Editora: SACI
O livro relata experiências, conhecimentos e informações sobre como as escolas podem integrar crianças com algum tipo de deficiência. O texto, de autoria da jornalista e escritora Lia Crespo, foi complementado por informações do site da Rede SACI (www.saci.org.br), especialmente do Observatório da Educação. Ricardo Ferraz assina as ilustrações, bem humoradas, que enfatizam o conteúdo. Constituindo-se assim em um importante produto produzido a partir da prática, criando um ambiente propício para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Autora: Lia Crespo

Coleção Meu Amigo Down

Enfrentando a Deficiência

Editora Thomson Learning
Este livro, escrito por uma pessoa com deficiência física, é a resultante de 50 anos de aprendizagem da parte da autora como psicóloga em serviços de reabilitação, como pesquisadora, educadora e administradora. Dificilmente repetir-se-á uma tal conjunção de experiências relevantes para a problemática aqui tratada.
Autora: Carolyn L. Vash

Coleção Meu Amigo Down

É perguntando que se aprende

Instituto Paradigma
Este livro tem como objetivo democratizar e socializar a informação, apresentando de forma didática 65 perguntas e respostas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. São 160 páginas, organizadas em sete capítulos temáticos apresentados por especialistas, divididos em Educação, Saúde, acessibilidade, trabalho, isenção fiscal, transporte, aposentadorias e benefício assistencial. Para garantir acessibilidade a todas as pessoas, o livro terá também uma versão falada (Áudio Book), cujos CDs serão encartados gratuitamente nos exemplares adquiridos pelas pessoas com deficiência visual.

Coleção Meu Amigo Down

Feliz Ano Velho

Editora ARX
A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.
Autor: Marcelo Rubens Paiva

Coleção Meu Amigo Down

Inclusão. Construindo uma sociedade para todos

WVA Editora
Atenção! administradores, assistentes sociais, responsáveis por recursos humanos ou donos de empresas. Neste livro, o assunto central é o atualíssimo tema da inclusão na escola, no mercado de trabalho, nos esportes etc. O autor analisa o desenho universal para deficientes físicos e também as leis e políticas integracionistas e inclusivas.
Autor: Romeu Kazumi Sassaki

Coleção Meu Amigo Down

Inclusão. Uma revolução na saúde

WVA Editora
O autor propõe diálogo franco entre a Saúde e a Educação. Reflete sobre o quanto os médicos podem colaborar (ou atrapalhar) a inclusão escolar. Defende que alunos com autismo e psicoses estejam na sala de aula comum e relata casos que acompanhou em Belo Horizonte.
Autor: José Belisário

Coleção Meu Amigo Down

Julia e seus amigos

Editora Novalexandria
Nossa! Aquilo tudo dava um friozinho na barriga! Ir morar num outro bairro, estudar em uma nova escola, fazer novas amizades. Era uma mudança e tanto na vida de Júlia, que até então só havia estudado numa escola especial para deficientes. Na nova escola, todos os alunos ficariam juntos.
Autora: Lia Crespo

Coleção Meu Amigo Down

Kiki, Gugú, Dada

Editora: Crayon
A menina Munna, com apenas oito anos, acaba de lançar seu primeiro livro: “Kiki, Gugú, Dadá”. Com 24 páginas ilustradas e 15 desenhos feitos pela autora, o livro traz também um encarte em Braille, com 30 páginas. A iniciativa partiu da própria Munna, que tem uma prima deficiente visual, e quis oferecer a ela a oportunidade de compartilhar as aventuras narradas. A iniciativa rendeu à obra o Selo de Acessibilidade Brasil, um prêmio destinado a ações e projetos que privilegiam a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência. “Escrevi esta história em homenagem a minha irmãzinha Kiki, mas quando percebi que minha prima não poderia lê-la, fiquei muito triste, e assim nasceu a idéia do encarte em Braille”, conta Munna
Autora: Munna

Coleção Meu Amigo Down

Liane. Mulher como todas

WVA Editora
Este livro é um projeto antigo de Liane Martins Collares, nascida em Bagé, Rio Grande do Sul, no ano de 1963. Diretora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Liane é uma atleta internacionalmente reconhecida e atualmente trabalha com crianças na Sociedade Cruz de Malta, em Brasília. A história que Liane oferece a seus leitores é intensa. Sua vida como mulher nascida com síndrome de Down no Brasil é contada entre sentimentos marcantes. Familiares e amigos ajudam-na a relatar a surpresa do seu nascimento e as estratégias utilizadas por seus pais para que estudasse em classes comuns em escolas regulares, além de sua trajetória de sucesso no esporte e a inclusão no mercado de trabalho, construindouma rede de fatos que dão a este livro um valor imensurável. Interessante e bem narrada, esta obra revela a vida de uma mulher como todas - talentos, medos, frustrações e conquistas.
Autora: Liane Martins Collares

Coleção Meu Amigo Down

Mas ele não é mesmo a sua cara?

WVA Editora
Seu bebê é muito diferente daquele com o qual você sempre sonhou? Não importa. Todo filho quando chega é um enigma, que nos encanta e amedronta desvendar. Este livro fala da instigante aventura de ser pai e mãe, educar um outro ser humano. Um livro indicado para ser dado no momento da notícia. RECOMENDADO UNICEF e UNESCO.
Autora: Claudia Werneck

Coleção Meu Amigo Down

Menino de Asas

Editora: Atica LTDA
Você vai conhecer a impressionante história de um garoto que é discriminado e perseguido pelo fato de ter nascido com asas. Unindo uma linguagem cheia de poesia com uma trama de muita aventura, o autor discute a questão do preconceito e a dificuldade de as pessoas se relacionarem com o que é fora do comum.
Autor: Homero Homem

Coleção Meu Amigo Down

Minha Irmã é Diferente

Editora: Àtica Ltda
O que significa para uma criança ter um irmão deficiente mental? Esse era o problema de Carlo, que aprendeu a amar sua irmã Terry do jeito que ela era.
Autora:Betty Ren Wright

Coleção Meu Amigo Down

Minha profissão é andar

Editora Summus
Um rapaz sofre um acidente de automóvel e fica paraplégico. Para o resto da vida, até onde a medicina pode afirmar. Este livro mostra que um desastre pode ser um desafio; ele é o relato pungente, dramático e até bem humorado da reconquista do movimento, das alegrias da vida e até de novos horizontes.
Autor: João Carlos Pecci

Coleção Meu Amigo Down

Muito prazer, eu existo

WVA Editora
Primeiro e único livro escrito sobre síndrome de Down para leigos no Brasil. Tem consultoria de profissionais nacionais e estrangeiros, dá informações sobre diagnóstico durante e após a gravidez, intervenção precoce, saúde, educação, vida adulta, sexualidade, trabalho etc.
Autora: Claudia Werneck

Coleção Meu Amigo Down

Nem Sempre posso ouvir Vocês

Editora: Atica Ltda
O aparelho auditivo de Kim a fazia sentir-se diferente de seus amigos. Até ela descobrir que todos têm suas pequenas “diferenças”.
Autor: Joy Zelonky

Coleção Meu Amigo Down

O livro da Familia

Editora: Panda Books
Com frases curtas, diretas e envolventes, Todd Parr trabalha neste livro as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais. Os traços das ilustrações e as cores são fortes, o que aproxima e chama a atenção da criança.
Autor: Tood Parr

Coleção Meu Amigo Down

O Pato Poliglota

Editora: Ática Ltda
Um pato que conhece todas as línguas dos bichos e é um diplomata de mão-cheia, capaz até de fazer o cão e o gato se entenderem.
Autor:Ronaldo Simões Coelho

Coleção Meu Amigo Down

Paralisado Cerebral - Construção da Iidentidade na Exclusão

Editora: Cabral Editora
Em sua segunda edição, revisada e ampliada. Um livro imperdível para todos aqueles que trabalham com a Educação, Educação Especial e a Educação Inclusiva.
Autora: Suely Harumi Satow

Coleção Meu Amigo Down

Rodas, pra que te quero!

Um sensível e delicado relato da vida de Tchela (uma das autoras), menina peralta, curiosa, que adorava correr e andar de bicicleta, e de repente perde o movimento de suas pernas. Depois de um longo tempo hospitalizada, ao ter alta Tchela ganha uma caixinha de madeira do seu médico com uma recomendação: ela só deverá ser aberta no momento certo. Tchela ficou paraplégica e só poderá se locomover em cadeira de rodas. E ela vai ter que aprender a conviver com suas limitações. É um longo processo de amadurecimento, até ela alcançar a consciência de que deficiência não implica marginalização. Finalmente, a caixinha pode ser aberta: era hora de Tchela contar suas descobertas para todo mundo.

Coleção Meu Amigo Down

Rodrigo Enxerga Tudo

Editora: Nova Alexandria
Rodrigo não liga que falem que é cego, mas prefere que se refiram a ele como deficiente visual. Só não gosta mesmo quando o chamam de ceguinho. Livro divertido e questionador, que apresenta para as crianças o tema da inclusão social e escolar dos portadores de deficiência visual.
Autor: Markiano Charan Filho

Coleção Meu Amigo Down

Sexualidade e Deficiência: Rompendo o silêncio

Editora:Expressão e Arte
Esta serie aborda temas variados que vão desde AIDS até sexo virtual, desenvolvidos por especialistas, com linguagem acessível e esclarecedora. Por meio de uma leitura rápida, o leitor tem oportunidade de esclarecer dúvidas e tirar informações básicas sobre assuntos tão primordiais na atualidade.
Autoras: Ana Rita de Paula, MinaRegen e Penha Lopes

Coleção Meu Amigo Down

Síndrome de Down. E agora, Doutor?

Editora: WVA
Pela primeira vez um médico fala da importância dos profissionais de saúde se atualizarem sobre questões pouco valorizadas durante o curso de medicina, como síndromes genéticas.
Autor: Ruy do Amaral Pupo Filho

Coleção Meu Amigo Down

Sopro no Corpo – Vive-se de Sonhos

Editora:Rima
O carioca Marco Antonio de Queiroz descobriu-se diabético aos três anos, sofreu com o fantasma da impotência ainda jovem, ficou cego aos 21 e teve de enfrentar dois transplantes: de rim e pâncreas. Porém, quem espera se debulhar em lágrimas ao ler Sopro no Corpo: VIve-se de Sonhos terá uma decepção (ou, melhor, uma boa surpresa), pois Marco Antonio optou por narrar sua vida da mesma forma que a leva, com bom humor e suavidade. Em momento algum o autor demonstra pieguismo e autocomplacência ou ousa dar lição de moral, mas não há como não tirar uma lição de vida desta sua narrativa simples e direta.
Autor: Marco Antonio de Queiroz

Coleção Meu Amigo Down

Tudo Bem ser Diferente

Editora: Panda Books
Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançando o universo infantil e trabalhando com assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais etc.
Autor:Todd Parr

Coleção Meu Amigo Down

Um Amigo Diferente

Editora:WVA
De forma inédita, o livro aborda a vida de quem nasceu ou ficou diferente, por acidente ou doença crônica, por exemplo.
Autora:Cláudia Werneck

Coleção Meu Amigo Down

Uma Creche em Busca da Inclusão

Editora: Memnon Edições Científicas
Este livro é o resultado de dois anos experiência na transformação de uma creche para crianças com deficiência em creche inclusiva. Nele, as autoras relatam as resistências iniciais, as dúvidas e entre outros assuntos de inclusão.
Autora: Mina Regen

Coleção Meu Amigo Down

50 Talentos para a Inclusão

A versão falada do livro 50 Talentos para a Inclusão reúne perfis de pessoas com deficiência física, mental e auditiva feitos originalmente para o site www.sentidos.com.br, e foi escrito nos últimos três anos por um grupo de profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Publicitários, dentistas, pedagogos e jornalistas. Em comum, todos trabalham - ou trabalharam no projeto Sentidos. Autor: Vários

Coleção Meu Amigo Down

A construção de Sentidos na escrita do Aluno Surdo

Discute a questão da linguagem na educação do surdo, com base nas proposições de Vygotsky e Bakhtin, tomando como foco para a análise de redações de surdos os aspectos coesivos e o sentido do texto por meio dos enunciados e da continuidade temática. Percebe-se a interferência da LIBRAS, isto é, a condição bilíngüe - oral e de sinais - intervindo na instância interativa dos textos escritos.
Autora: Marília da Piedade Marinho Silva

Coleção Meu Amigo Down

Crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Os autores apresentam um panorama das dificuldades de aprendizagem, unindo teoria e prática. Eles argumentam que, para se avaliar os problemas da criança e montar um programa de intervenção bem-sucedido, é imprescindível
a compreensão do sistema cognitivo.
Autores: Dockrell, Julie; McShane, John

Coleção Meu Amigo Down

A CRIANÇA ESPECIAL: Temas Médicos, Educativos e Sociais i

Esta obra é rica na informação e na ilustração dos fatos básicos para que a integração dos educandos com necessidades especiais se processe numa época em que se dá ênfase à inclusão social.
Autor: Angela Maria Costa de Souza

Coleção Meu Amigo Down

A Criança Surda: Linguagem e Cognição numa Perspectiva Sócio-interacionista

Como pode uma pessoa viver sem ouvir, tendo dificuldade de compreender simples conversas? O que ela sente, pensa, sonha? Como consegue falar tão rápido com as mãos? Assim, a autora introduz seu trabalho que traz uma análise crítica e teórica de todas as abordagens terapêuticas e educacionais, colocando em evidência a língua de sinais e aspectos de cognição do surdo.
Autor: Marcia Golfeld

Coleção Meu Amigo Down

A Eficiência na Deficiência

O livro é o relato romanceado, elaborado pelos pais de Aline Tomaz, que é portadora da síndrome de Down e se transformou em uma bailarina clássica. Autor: João Tomaz da Silva

Coleção Meu Amigo Down

A nova LDB e a Educação Especial - 2ª ed., 142 p.

Texto indispensável para entender a LDB. Discute de forma objetiva e abrangente a nova lei em relação à inclusão de estudantes com deficiência na escola regular. Autor: Rosita Edler Carvalho.

Coleção Meu Amigo Down

Afetividade e dificuldades de Aprendizagem: Uma abordagem psicopedagógica

"Há décadas a problemática do fracasso escolar tem sido estudada. Até os anos 90 do século passado, as discussões giravam em torno do alto índice de evasão e de reprovação. Diferentemente de muitas analises, a pergunta que os estudos deste livro tentará responder é como se encontra o sistema emocional das crianças que estão passando por dificuldades de aprendizagem. É uma coletânea que pode interessar a psicopedagogos .
Autor: Fermino Fernandes Sisto; Selma de Cássia Martinelli

Coleção Meu Amigo Down

Agir pela Inclusão: ação social pelo acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

O livro, que traz 30 exemplos de entidades, prefeituras e empresas que incentivam e oferecem oportunidades de trabalho para essas pessoas. Autor: Espaço da Cidadania

Coleção Meu Amigo Down

Aprendendo a Incluir e Incluindo para Aprender

A experiência nos tem mostrado que, na radicalidade dos pontos de vista, seja em relação aos contextos, aos sujeitos e às estratégias a serem adotadas para incluir todos, estaremos na contramão da própria filosofia da proposta que pode ser sintetizada como a colocação de valores em prática.
Autor: Organizadora: Isabel Parolin

Coleção Meu Amigo Down

Atividades Ilustradas em Sinais de LIBRAS

Dentre os objetivos a que se propõe, esta obra pode ajudar as pessoas que se interessam em aprender sinais e em ampliar o seu vocabulário. Outros exercícios podem ser planejados, visando ao uso dos sinais no contexto.
Autor: Elizabeth Crepaldi de Almeida; Patrícia Moreira Duarte

Coleção Meu Amigo Down

Atualidade da educação bilíngüe para surdos Vol. 1 e 2

Uma criativa e interessante coletânea de textos de diversos autores brasileiros e de países como Inglaterra, Colômbia, Espanha e Dinamarca. Aborda questões regionais, nacionais e internacionais sobre educação para surdos, levando em conta o contexto histórico e filosófico da sociedade desses países.
Autor: Carlos Skliar

Coleção Meu Amigo Down

Autismo e Outros Atrasos de Desenvolvimento

Autismo
Autor: GAUDERER

Coleção Meu Amigo Down

Autismo em Questão

O conhecimento que a autora obteve sobre essa síndrome e que oferece neste livro, dirigido aos pais , professores e profissionais de saúde, é fruto de exaustivas pesquisas realizadas em busca de tratamento para seu filho Alexandre."
Autor: Cleusa Barbosa Szabo

Coleção Meu Amigo Down

Autismo infantil: Fatos e modelos - Série Educação Especial

Apesar das numerosas pesquisas consagradas à síndrome do autismo, a polêmica em torno dessa patologia subsuste, especialmente sobre as causas ou fatores desencadeantes. Sem priorizar nenhuma das trilhas abertas por pesquisadores de todo o mundo, Marion Leboyer esquadrinha todos os enfoques dados ao autismo, apresentando e explicitando os aspectos clínicos, biológicos, psicológicos, psicodinâmicos, genéticos e orgânicos.
Autor: Marion Leboyer

Coleção Meu Amigo Down

Autismo, Linguagem e Educação: Interação social no cotidiano escolar

Esse livro apresenta o estudo de casos de oito alunos autistas em contextos culturais significativos onde ocorre uma diversidade de relações sociais. Mostra que o apoio dos símbolos do SSAC favorece a evolução do desenvolvimento da linguagem do aluno autista e proporciona um melhor desempenho no que se refere ao seu desenvolvimento, com impacto positivo na qualidade de vida relacional junto às pessoas com que convive.
Autor: Sílvia Ester Orrú

Coleção Meu Amigo Down

Autismo: Um mundo estranho

O que é Autismo? Como reconhecer uma criança autista? O relacionamento da criança autista com a família. A sexualidade do autista. Linguagem e comunicação da criança autista. Tratamento para o autista. A importância dos recursos educacionais no desenvolvimento do autista. Educação escolar da criança autista. A contribuição do autista na sociedade.Estes são alguns dos aspectos tratados neste livro como contribuição para desvendar este mundo estranho.
Autor: Cleusa Barbosa Szabo

Coleção Meu Amigo Down

Baixa Visão - conhecendo mais para ajudar melhor

Esclarecimentos sobre baixa visão com sugestões de atividades, modificações ambientais e materiais para melhorar a eficiência visual e o desenvolvimento da criança com deficiência visual.
Autor: Hsu Yun Min, Marcos Wilson Sampaio, Maria Aparecida O. Haddad

Coleção Meu Amigo Down

Brincar para todos

Sugestões para confecção e brincadeiras com 109 brinquedos especiais, demonstrando as competências e habilidades que eles favorecem.
Autor: Mara de Campos Siaulys

Coleção Meu Amigo Down

Caminhos para a Inclusão - Um guia para o aprimoramento da equipe escolar

Este livro reúne experiências bem-sucedidas, realizadas na Áustria, Islândia, Espanha e em Portugal, direcionadas à educação inclusiva em escolas obrigatórias desses países e tem como objetivo oferecer aos professores, pais e serviços de apoio, informações sobre práticas de educação escolar inclusiva.
Autor: José Pacheco

Coleção Meu Amigo Down

Caminhos pedagógicos da inclusão

Retrata a prática de educadores que acreditam que a educação de qualidade para todos é uma possibilidade que transcende a teoria.
Autor: Maria Teresa Eglér Mantoan

Coleção Meu Amigo Down

Carta sobre os surdos-mudos (para uso dos que ouvem e falam)

O filósofo Diderot, um dos maiores nomes da literatura francesa clássica, faz um estudo que parte da linguagem dos sinais para - através da poesia, da pintura e da música -, compreender como os dados recebidos pelos sentidos e o intelecto são processados e transformados em idéias.
Autor: Denis Diderot

 

DEFICIÊNCIA VISUAL

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual.

DEFICIÊNCIA MOTORA

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência motora.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência auditiva.

PORTAL DE LIBRAS

http://www.libras.org.br/

BRAILLE VIRTUAL

http://www.braillevirtual.fe.usp.br

ACESSIBILIDADE BRASIL

http://www.acessobrasil.org.br/

ASSOCIAÇÃO DE CEGOS LOUIS BRAILLE

http://www.acelb.org.br/

Mais

NAPE - Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais

Endereço: PAF III - Rua Barão de Jeremoabo, s/nº. Campus Universitário de Ondina. CEP: 40.170-115
Fone: (71) 3283- 6979 / 3283-6980
E-mail: napeufba@ufba.br

©2009 - Resolução Mínima Recomendada: 1024 x 768. Desenvolvimento www.nexodoc.com.br